Corpo - Contato Improvisação - Artes do corpo - Videodança.

quarta-feira, abril 09, 2008

Dia Internacional da Dança 2008 Comemorações em Salvador





http://teatrovilavelha.com.br/mesdadanca/espetaculos.html

AGENDANÇABRIL
A Bahia promove 164 atividades de dança
durante todo o mês de abril

[28.03.2008]

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura, em articulação com a classe artística e órgãos representantes da dança na Bahia lançam a Agendançabril, que além das atividades na capital, vai contemplar também 12 municípios baianos. A programação inclui espetáculos, oficinas, cursos, debates, exibição de videodança, ocupando espaços culturais, teatros, praças, shoppings e escolas.

A proposta da Agendançabril é estender as comemorações ao Dia Internacional da Dança (29/04) para transformar abril no Mês da Dança na Bahia. Para isso, o circuito cultural da capital e interior será dinamizado com mais de 150 atividades relacionadas à dança durante todo o mês.

“Desde 2000, o Dia Internacional da Dança é celebrado com atividades promovidas pelo Fórum de Dança da Bahia. No ano passado, a FUNCEB ampliou essa programação para três dias. Este ano, em parceria com o Fórum e o Viladança, articulamos uma agenda única, capaz de mostrar a diversidade da produção de Dança no Estado, estendendo as comemorações para o mês inteiro. Nossa intenção é firmar a importância da parceria entre o Governo e a classe artística para o fomento da Dança no nosso Estado”, afirma Lúcia Matos, diretora de Dança da FUNCEB.

Grupo Tran Chan
Entre Risos e Batons, do grupo Tran Chan

Programação em Salvador - Em Salvador, a Agendançabril ocupa 10 teatros, além de ruas, praças, shoppings e escolas de dança. Destaque para a estréia dos espetáculos ,e [dez episódios sobre a prosa topovisual de Gertrude Stein], criação de Daniella Aguiar, Rita Aquino e João Queiroz, e Entre Risos e Batons, do grupo Tran Chan, vencedores do edital Yanka Rudzka da Fundação Cultural.

A diversidade de estilos e atividades marca projetos especiais que serão realizados por organizações como a Escola de Dança da UFBA (Terça em Movimento), o Teatro Gamboa Nova (Abril o Corpo), o Fórum de Dança da Bahia (24 Horas de Dança na Terra), e o Teatro Vila Velha (Mês da Dança no Vila).

Cookie
Cookie, vencedor do edital Yanka Ruzka:
apresentações em diversos espaços

Com o apóio da FUNCEB, o Fórum de Dança da Bahia promove mais uma edição do 24 Horas de Dança na Terra, uma comemoração intensiva que ocupará praças e ruas do Pelourinho nos dois últimos dias de abril, com Roda de Ciranda, espetáculos, oficinas e cortejo. Já o projeto do Teatro Vila Velha apresenta 12 espetáculos, três mesas redondas, três videodança, além de workshops com dançarinos de Minas Gerais, além de Canadá e Espanha.

Programação no interior - A Agendançabril promove atividades em 12 municípios baianos, através dos projetos vencedores de editais da FUNCEB, atividades formativas e encontros com a classe artística. Três espetáculos agraciados pelo edital Ninho Reis de circulação cumprem temporada em Feira de Santana, Porto Seguro e Santo Amaro. Nas cidades de Valença, Juazeiro e Itabuna acontecem Encontros Setoriais de Dança, que promovem o diálogo com a classe artística do interior e contribui para o mapeamento desta linguagem.

Além de espetáculos, a programação conta com muitas atividades de formação, como os workshops do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que contemplarão Itabuna, Jequié, Juazeiro e Vitória da Conquista, e o curso modular da Escola de Dança da FUNCEB para artistas de Valença.

Dançarino: Assier Zabaleta
Ego-Tik, do dançarino espanhol Assier Zabaleta

Dia Internacional da Dança - Criado em 29 de abril de 1982, este dia foi instituído como data comemorativa pelo Comitê Internacional de Dança (CID), ligado à UNESCO, com o objetivo de atingir o grande público e estimular o interesse pela linguagem. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento do bailarino francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador das bases cênicas do balé no século XVIII. Além do caráter comemorativo, o 29 de abril marca o posicionamento de intérpretes e criadores por um maior espaço – físico, político, simbólico e econômico – para a Dança no mundo, propondo um movimento pela paz e igualdade, superando barreiras através de uma linguagem do corpo.

Confira a programação da AGENDANÇABRIL
http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/noticias/2008/03marco/2008-03-28_mesdadanca.html

Texto retirado do site da FUNCEB.

Nenhum comentário: