Corpo - Contato Improvisação - Artes do corpo - Videodança.

domingo, agosto 19, 2007

Video Dança - Festival Tápias



O FESTIVAL TÁPIAS, já na sua décima oitava edição, abre espaço para artistas independentes e profissionais, agregando bailarinos, coreógrafos, atores, diretores, videomakers e criadores de diversas tendências artísticas, garantindo rica interação entre os vários segmentos artísticos.

Inicialmente dedicado somente à dança, em 2004, o FESTIVAL TÁPIAS apresentou um novo perfil, abrangendo duas novas modalidades: Vídeos de Dança e Esquetes de Teatro. E, em 2005, o evento incluiu a Música. A iniciativa visou integrar essas áreas distintas, porém complementares, à dança. Cada vez mais, a dança contemporânea utiliza práticas teatrais na preparação de seus bailarinos e no desenvolvimento e tratamento do enredo. Instalações multimídias são cada vez mais empregadas como elementos cenográficos, muitas vezes atribuindo à projeção de vídeo um caráter interativo com a cena. Além disso, de uns anos para cá, a dança vem se aproximando da música na concepção de seus espetáculos, quando muitos compositores trabalham ao lado dos coreógrafos, buscando uma unidade entre a estrutura coreográfica e a trilha sonora inédita. Com isso, ao agregar intérpretes e criadores de diversas tendências artísticas, garantimos rica interação entre os segmentos.

Com dezenas de trabalhos inscritos em cada modalidade, centenas de participantes dos mais variados segmentos artísticos, destaque na imprensa local e alta freqüência de público em todos os dias de evento, a edição 2005 do FESTIVAL TÁPIAS DE ARTES INTEGRADAS foi um verdadeiro sucesso. A iniciativa inédita de promover um evento voltado para as artes integradas potencializa o intercâmbio de linguagens, informação e formação artística dos participantes, atraindo uma imensa faixa da população ao evento. Em 2005, vimos na platéia um público de todas as idades e todas as camadas sociais, interessado nas mais diversas formas de arte.

Sendo a dança um organismo vivo, mutante, volátil, repleto de estilos distintos e complementares, torna-se fundamental que eventos destinados à promoção, circulação e difusão da dança, desenvolvam novas estratégias que garantam a pluralidade de seus objetivos.

Preocupado com o aspecto negativo da competitividade, o FESTIVAL TÁPIAS adotou novos critérios de avaliação, extinguindo o modelo de júri e criando um Painel Artístico composto por pesquisadores, jornalistas, cineastas, teatrólogos, compositores e coreógrafos, que emitirá pareceres qualitativos a respeito de todos os trabalhos apresentados. Tal mudança na conceituação do festival visa indicar obras e artistas que se destacaram, incentivando-os com premiações voltadas para a produção de novas criações sejam elas de dança, teatro, música ou vídeo.

A divisão por estilos e categorias especiais empregada pelo Festival Tápias de Dança, coordenado por Flávia Tápias, aponta para a consolidação de uma proposta abrangente e coerente, onde possíveis dificuldades na escolha das obras possam ser minimizadas. Para tanto, o regulamento estabelece as seguintes categorias: Etapa I, estágio inicial, a partir de 6 anos; Etapa II, nível intermediário, a partir de 11 anos; Etapa III, coreógrafos independentes; e Etapa IV, profissional. Os trabalhos coreográficos serão analisados por etapa, independente da modalidade (clássico, clássico de repertório, jazz, contemporâneo, sapateado, dança folclórica, dança de rua, dança de salão, etc) e do número de participantes (solo, duo, trio ou grupo). No final de cada noite, logo após o espetáculo, serão convidados alguns dos coreógrafos, artistas ou diretores participantes da respectiva noite, para um debate. O número de artistas convidados para o bate-papo, dependerá da necessidade do Painel Artístico.

O Painel Artístico destacará alguns trabalhos, que receberão prêmios especiais: Criação Coreográfica para cada Etapa (I, II, III e IV); Trabalho (voto popular); Coreógrafo; Figurino; Revelação (específico para o ballet clássico); e Intérpretes (masculino e feminino). A premiação do trabalho por voto popular será definida mediante o depósito do voto do público presente, em urna colocada no foyer da CAIXA CULTURAL.



Nenhum comentário: