Corpo - Contato Improvisação - Artes do corpo - Videodança.

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Lumiere D'Ampoule - videodance

Trabalho em videodança Lumiere D’Ampoule, premiado na categoria Student Work do 2007 Dancing for the Camera: International Festival of Film and Video Dance.

Coreografia: Gina T’ai. Videomaker: Joe Kirschling. Produção: Gina T’ai e Joe Kirschling.

Layering


retirado do site: http://idanca.net/2008/02/29/lumiere-dampoule/

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

video dance - contact improvisation

Three's A Crowd, UK, 2007
Screen-dance short. A sequel to It Takes Two, this time the protagonists challenge their simmering attraction and risk all through direct physical contact. Referencing both Tango and contact-improvisation, their movement playfully explores each other's presence and power. However, things get complicated as the torrid relationship progresses in this hard industrial landscape. Meanwhile, the parents look on disapprovingly from the wings, convinced it will all end it tears.
Shot in one continuous take, the rough and ready hand-held camera improvises within the dance, an active participant in their passionate dialogue, rather than neutral documenter.
The processing of the sound and colour (together with its radical 'shift') highlights the mediated relationship between the improvised live action and recorded performance.
Made with an international cast at Henrichshutte industrial museum, Hattingen, Germany


Contact improvisation in Italy Zipfestival LastMinute track1

VÍDEO DANÇA - seleção drica rocha

Cidades Invisíveis
De: marilia hughes



el cuerpo en el espacio
De: elisa arteta

Quiatora Monorriel - Nico
Coreografía de Benito González interpretada por Evoé Sotelo y Gabriela Medina. Música: "Janitor Of Lunacy", de Nico. © QM 2003.

"WATER" videodance 5.0
Videodanza realizada durante el Bates Dance Festival 2005 en Lewiston, Maine, E.U.A. dentro de las instalaciones del Bates College como parte de las becas de Residencia Artística otorgadas por la NEFA New England Foundation for the Arts y de entrenamiento del BDF Bates Dance Festival, otorgadas a Nava, quien en esta 4a. videodanza, recurre al agua, la espera y la imaginación para plasmar en esta cinta cuerpos en movimiento que dialogan armónicamente con imágenes poéticas y momentos oníricos... y todo ésto, a través de una botella de agua.
"Mientras ella espera... puede ver lo que otros no".
Música de Yann Tiersen.
(Bailarines: Rachel Boggia, Kathryn Enright, Ali Harmer, Shakia Jhonson, Catalina Gutiérrez, Jarvis McKinley, Mauricio Nava y Leah Siepel).

city Dance (videodance)

Preformance residencia artistica Porto 2001


sensações contrárias

Sensações Contrárias é um videodança selecionado pelo projeto Rumos Itaú Cultural - Dança 2006.
Criado e dirigido por Amadeu Alban, Jorge Alencar e Matheus Rocha, o filme é ambientado no Recôncavo Baiano, região de passado coronelista. Dentro de um ambiente provinciano-decadente, desenvolve-se a noção de borrão, em que os eventos coreográficos e imagéticos se dão por aparentes acidentes, falhas e descontinuidades, num limite entre realismo cotidiano e surrealismo.
click aqui para ver o vídeo:

por enquanto é só!!!
até mais, drica.

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

LUCIA SANTAELLA - O corpo vivo como suporte da arte

"Desde os primeiros registros históricos que chegaram até nós das representações visuais realizadas por nossos antepassados até os dias de hoje, o corpo humano foi se tornando, especialmente no ocidente, objeto cada vez mais central do olhar e da criação na arte. Mesmo se não considerarmos os rituais, a dança e o teatro, que são literalmente artes do corpo, mas apenas representações visuais, importante já nas imagens do Egito, o corpo humano tornou-se razão de ser na arte grega.Também representado na arte medieval, veio se constituir como foco primordial no Renascimento, passando a ocupar, especialmente no sécullo XIX, um lugar privilegiado na escultura, na arte do retrato, do auto-retrato e na tradição do nu feminino. Pouco submissos aos ideais dos poderes religiosos e estatais, os artistas progressistas do século XIX deslocaram os conteúdos de sua arte dos cardeais, reis e mitos para o público geral, a realidade mundana e também para si mesmos.
Enquanto em toda tradição secular que se estendeu até o século XIX, o corpo sempre compareceu como objeto, ou melhor, como conteúdo da representação visual, no século XX, uma grande transformação se operou no tipo de tratamento que muitos artistas começaram a dispensar ao corpo e, mais especialmente, ao seu próprio corpo; de objeto representado, o corpo do artista passou a ser o sujeito e objeto de seu trabalho. Ao mesmo tempo, foram crescendo exponencialmente tanto os números como as variações de tendências de trabalhos que o próprio corpo de artista como fonte material primária de suas obras. Dentre as diferentes facetas apresentadas pela arte do século XX, essas tendências se constituíram em sua faceta transgresssoramente dionisíaca...Tal contextualização nos situa no ambiente das artes que tomaram o próprio corpo do artista como suporte, meio e lugar da experiência estética no século XX..."

Livro: CULTURAS E ARTES DO PÓS-HUMANO
Autora: LUCIA SANTAELLA

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

O Meu Olhar - Fernando Pessoa


Eline, participante dançarina da video-performance-lama, o jardim das delícias terranas I.

O Meu Olhar
O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...
Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo.Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender ...
O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...
Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...

DENISE BERNUZZI DE SANT’ANA - CORPOS DE PASSAGEM

“Foi necessário transformar o corpo num território privilegiado de experimentações sensíveis, algo que possui uma certa inteligência que não se concentra apenas no cérebro. Foi preciso liberta-lo de tradições e moralismos seculares, fornecer-lhe um status de prestígio, um lugar radioso, como se ele fosse uma alma. Desde então foi fácil considera-lo uma instigante fronteita a ser vencida, explorada e controlada.”

“No lugar de promover a aceleração ou a desaceleração do corpo, o aumento ou a diminuição de seu peso, sua liberação ou sua disciplina, talvez o mais difícil seja criar elos entre cada corpo e o coletivo e, ainda, entre o corpo, seu passado e seu devir. Elos capazes de perturbar a confortável indiferença que os separa, fomentando coletivos destituídos de espírito de rebanho.”

Livro: CORPOS DE PASSAGEM

Autora: DENISE BERNUZZI DE SANT’ANA

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Sobre o corpo

corpo arrepia, é tesão...

Tesão... Arrepios... Pele... Mãos... Toque... Ah!!!

?

Contact in Rio - Imagens da Performance Lama.

Imgens retiradas do vídeo da Performance Lama realizada no Festival de Contato Improvisação no Rio de Janeiro, em janeiro de 2008.
Obrigada Hugo, Rossana, Esteban e Colores por terem aceitado o desafio de apresentar para o público esta idéia, que fora pensada inicialmente somente como vídeo-performance, mas que com ousadia a fizemos ser apreciada ao vivo e a cores!.
Lindo, adorei dançar com vocês!
Grande abraço, drica.

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

JAM CONTATO IMPROVISAÇÃO , 23/02, DE VOLTA AO ANEXO DO THEATRO XVIII





















Povo dançante!
Estamos de volta para uma nova temporada no Anexo do Theatro XVIII, com o curso de contato improvisação e as jams sessions nos últimos sábados do mês.
Esperamos vocês neste sábado dia 23, a partir das 15hs até as 18hs, para darmos partida - com muita empolgação, criatividade e tato - em mais um jornada de descobertas em pele, peso, fluxo, liberdade de ser-o-que-se-é-em-movimento...

Projeto EmComTato - Prática e Pesquisa em Contato Improvisação e Performance
http://emcomtato.blogspot.com

domingo, fevereiro 17, 2008

LUCIA SANTAELLA - O CORPO SOB INTERROGAÇÃO

“O corpo está em cena, sem que haja qualquer possibilidade de predizer o futuro e seus limites.” Esta afirmação de Villaça e Góes (1998:32) sintetiza com propriedade a proeminência do corpo e a perplexidade que ele tem provocado no pensamento atual. Mesmo dentro da medicina e da biologia, que eram tradicionalmente seus redutos mais legítimos, a questão do corpo deixou de ser pacífica para se transformar em um problema com implicações legais, éticas e até mesmo antropológicas.
Desde Marx, Nietzsche e Freud, com a entrada em pauta da ação, vontade e desejo humanos, até então ignorados devido à supremacia da razão, os conceitos sobre a experiência do corpo e sua relação com o mundo começaram a extrapolar sua suposta dimensão exclusivamente natural até então mantida sob tutela da fisiologia e da anatomia. Abriu-se, assim, “uma nova zona de visibilidade do corpo”, permitindo a leitura das “inscrições dos fatores econômicos e políticos, da moral, da cultura, dos fantasmas e dos investimentos de desejo que circunscreveram o modo como o corpo emprega sua força de trabalho, instintual ou pulsional”...

Livro: CORPO E COMUNICAÇÃO
Autora: LUCIA SANTAELLA

sábado, fevereiro 09, 2008

MALEMOLÊNCIA...




















veio até mim
quem deixou me olhar assim
não pediu minha permissão
não pude evitar
tirou meu ar
fiquei sem chão
...
é tudo o que eu posso
lhe adiantar
o que é um beijo se eu posso ter o teu olhar
cai na dança cai
vem pra roda da malemolência

chegou de mansinho
veio vagarinho
oh, menino não faz assim, não
que eu lhe dou todo meu carinho...

Composição: Alec Haiat / Céu
Ver vídeo de Céu,Programa Ensaio:
http://br.youtube.com/watch?v=wvctfrbNO0k















download