Corpo - Contato Improvisação - Artes do corpo - Videodança.

terça-feira, setembro 02, 2008

Dança em Foco 2008 - Festival Internacional de Vídeo & Dança

Exibições de vídeos, minicursos, oficinas, palestras e residências de criação. A 6ª edição do Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança começa na quinta-feira (07/08), no Rio de Janeiro, com mais de 400 horas de programação e duas sedes: Rio e São Paulo.

Idealizado em 2002 por Paulo Caldas e Leonel Brum, o festival foi o primeiro no Brasil a se voltar especificamente para a parceria entre vídeo e dança. A idéia de um evento nesses moldes surgiu depois que Paulo leu sobre um centro de dança na Alemanha que oferecia oficinas de vídeodança e, a partir daí, a dupla montou uma pequena mostra em 2002. No ano seguinte, o Dança em Foco se assumiu como projeto. “Eu penso por movimento e o festival é uma outra solução para os meus pensamentos. Quando ele foi criado, era o único no Brasil e o segundo maior na América Latina. Ainda há muito o que se discutir sobre a mistura entre vídeo e dança, mas a vídeodança é o carro-chefe do processo, o festival é essencialmente numa tela”, conta Paulo.

Atualmente organizado por Paulo, Regina Levy e Eduardo Bonito, o Dança em Foco de 2008 recebeu mais de 200 inscrições. Alguns programas são resultado das parcerias internacionais conquistadas ao longo dos anos. Um dos destaques dentro da Mostra Internacional de Vídeos (MIV), Paisagens Coreográficas é uma seleção de cerca de 15 filmes franceses feitos para a TV cuja coleção pertence à cinemateca da Embaixada da França.

O caminho inverso da parceria também já acontece. Do lado de cá, o Dança em Foco organiza o Dança em Foco on tour, uma seleção de obras brasileiras em vídeodança que circula pelos festivais internacionais. “Os realizadores brasileiros já são comparados aos melhores do mundo”, enfatiza Caldas.

Além da mostra francesa, outro destaque da programação é a presença de Octavio Iturbe (México/Espanha) e de Édouard Lock (Canadá), que participam de mesa redonda e oficinas sobre edição do movimento e criação em vídeodança, além de uma retrospectiva cada um. Clique aqui para conferir a programação completa do Dança em Foco, que vai até dia 2 de setembro no Rio, e de 19 a 31 de agosto em São Paulo. Este ano, o festival ainda promoverá módulos da Mostra Internacional de Vídeos em Belém, Manaus, Salvador e Teresina, através de edital da Caixa Cultural.

Com a ajuda dos curadores do Dança em Foco, o idança organizou duas galerias de vídeos que estarão no festival. São quatro trabalhos nacionais e quatro internacionais.

Nenhum comentário: