Corpo - Contato Improvisação - Artes do corpo - Videodança.

quarta-feira, outubro 17, 2007

O jardim das delícias - Bosh - Pesquisa 01






















Sua obra insólita, original e brilhante retrata a vulnerabilidade do homem diante das tentações – idéia dominante na Idade Média. O pintor é apreciado por seus contemporâneos e exerce, séculos depois, influência sobre os surrealistas...
O artista flamengo pinta a sua obra prima O Jardim das Delícias ou Jardim de Encanto (The Garden of Delights) entre 1500 a 1510, provavelmente 1504 - considerado seu trabalho mais maduro, o qual descreve a criação da mulher.
Em uma visão geral, a obra reflete uma Idade Média filtrada por um humor perspicaz e expõe os vícios da sociedade que rodeia o artista.
Trata-se de um tríptico, óleo sobre painel, sendo que o grande retábulo central mede 2,20 x 1,95cm e os laterais medem 2,20 x 97cm. Museu do Prado, Madri – Espanha.
Os retábulos laterais narram: O Inferno (direita) e o Jardim do Éden (esquerda).
Neste, chamado também de A criação do Paraíso, supõe-se que os animais híbridos e as rochas se relacionam com a Índia mítica descrita por Eusébio e, os animais exóticos figurados, como a girafa e o elefante, têm como fonte xilogravuras do livro de Breydenbach...
A concepção pessimista de um mundo dominado pela idéia do pecado e da fragilidade da natureza humana, típica do pensamento medieval, encontrou expressão plástica na pintura de Hieronimus Van Aeken Bosch.
Firmemente aparentada, pela simbologia, com a fantasia popular e a cultura da época, sua insólita obra, cáustica e imaginativa, prenunciou as grandes realizações da pintura flamenga e holandesa dos séculos XVI e XVII.

texto retirado do site: http://www.sergiosakall.com.br/artistas/personalidade_bosch.html#

Um comentário:

disse...

Muito bom, adoro o Jardim das Delícias, retrata perfeitamente a idade média.