Corpo - Contato Improvisação - Artes do corpo - Videodança.

sexta-feira, setembro 11, 2009

8º Encontro da RSD aproxima o virtual e o real















Aproximar e colocar em contato artistas que desenvolvem trabalhos afins; promover a troca de ideias, o intercâmbio de projetos e de formas de financiamento sempre foram os objetivos da Red Sudamericana de Danza (RSD) desde o seu nascimento, em 2001. Com o lançamento do www.movimento.org, em março de 2009, aumentaram as possibilidades de troca. Agora, no 8º Encontro da RSD – o primeiro após o lançamento oficial do movimento.org -, o objetivo principal é trazer para o real as trocas de experiências que vêm acontecendo no mundo virtual.

“Os encontros têm um formato participativo, colaborativo, e acabam ganhando a cara do local onde acontecem. Nos dois primeiros anos, o encontro teve um jeito mais de festival e, a partir do terceiro ano, a ênfase foi maior nas discussões sobre políticas públicas. Agora, sentimos novamente a necessidade de investir em intercâmbios criativos para que os artistas se conheçam melhor. Com a tecnologia disponível no movimento.org, aumentou muito o contato. Estamos todos de fato em rede, o que era um ideal antigo da RSD”, afirma Clara Trigo, coordenadora geral do 8º Encontro RSD, que será realizado entre os dias 15 e 21 de setembro, em Salvador.

Para reunir pessoas em torno da dança e ainda circular pela capital baiana, durante três dias (17, 18 e 19 de setembro) os participantes do encontro poderão integrar a atividade Intercâmbio Criativo, em que a artista Fernanda Eugênio desenvolverá a proposta Dança pronta, poesia pronta – proposições para experimentar a cidade como oráculo. “O projeto caiu como uma luva pois os artistas convidados sempre sentem a necessidade de circular pela cidade”, explica Clara.

No campo das discussões, a principal aposta da organização é o encontro de universidades. Reunir gestores de universidades latino-americanas era uma demanda antiga da Red, que ainda não tinha saído do papel por motivos diversos. “Sempre foi de interesse da Red gerar aproximação entre os países que têm cursos de graduação e/ou pós-graduação em Dança e os que não têm. É importante discutir uma convergência de currículos, diálogos entre os gestores. Realizar esse encontro agora será especial, simbólico, por ser na Bahia, onde fica a UFBA. Será uma boa troca de experiências”, afirma a coordenadora do Encontro. Estarão presentes representantes de escolas na Colômbia, México, Uruguai, Porto Rico, Argentina, Equador e Paraguai, além de convidados brasileiros.

O 8º Encontro da RSD acontece simultaneamente com a Plataforma Internacional de Dança (PID), projeto patrocinado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, e que tem sua primeira edição em 2009. Com enfoque latino-americano, o evento apresentará trabalhos, além de promover a versão baiana do seminário Economia da Dança, numa parceria com o Sebrae, a Funceb e o festival Panorama de Dança (que realizou o seminário no Rio em 2008). Além disso, haverá um lounge para reunir artistas em torno de conversas, materiais e vídeos – que podem ser levados pelos próprios visitantes – diariamente. A ideia é que a PID aconteça anualmente.

O 8º Encontro da RSD e a PID têm entrada livre, mas a organização pede que os interessados em participar façam inscrição prévia pelo email rsd2009bahia@gmail.com.


http://idanca.net/lang/pt-br/2009/09/03/8%C2%BA-encontro-da-rsd-aproxima-o-virtual-e-o-real/12165/

Nenhum comentário: