Corpo - Contato Improvisação - Artes do corpo - Videodança.

terça-feira, março 18, 2008

LiFE - Lieu International des Formes Émergentes


O pensamento artístico acaba de ganhar mais um espaço para se desenvolver. O LiFE - Lieu International des Formes Émergentes é um local dedicado à criação artística em suas diferentes formas (artes plásticas, música, arquitetura, dança, literatura etc), localizado na Ville de Saint-Nazaire, no oeste da França. A direção artística é de Christophe Wavelet.

Para marcar a inauguração do novo espaço, acontece entre março e maio o projeto LiFE:LiVE. Durante cinco semanas, o público será levado a experimentar novidades nas artes performáticas, música e dança. Do cenário da dança mundial, passarão por lá nomes como Frederico Paredes (Brasil), Jérôme Bel, Boris Charmatz, Xavier e Steve Paxton (EUA) & Matthieu Doze (França), entre outros (veja a lista completa de convidados aqui).

O primeiro fim de semana do evento é dedicado ao coreógrafo francês Jérome Bel. A abertura da programação acontece esta noite (14/03), às 20h30, com o espetáculo The show must go on. Criado em 2001, o trabalho já foi visto em 20 países. Em cena, uma celebração à cultura pop e questionamentos sobre o que é dança verdadeiramente.

Dia 15, Bel retorna ao LiFE:LiVE com mais dois trabalhos: Véronique Doisneau e Pichet Klunchun and Myself, ambos de 2004. No primeiro, uma bailarina da Ópera de Paris repassa sua vida e carreira sozinha no palco até a entrada de Bel em cena. Em Pichet Klunchun and Myself, dois bailarinos - um asiático e um europeu - dançam as diferenças e incompreensões que se espalham por todo o mundo em tempos de globalização.

A próxima etapa do evento acontece dias 28 e 29 de março com Eric Duyckaerts, Xavier le Roy, Pierre Leguillon & Berno Odo Polzer.

Nenhum comentário: