Corpo - Contato Improvisação - Artes do corpo - Videodança.

sexta-feira, setembro 11, 2009

PALESTRA: BIOARTE, BIOTECNOCIÊNCIAS E METACRIAÇÃO










Palestra:

"Bioarte, Biotecnociências e Metacriação"

Dr. José Luis Garcia (Universidade de Lisboa - Instituto de Ciências Sociais)

Local: IHAC - PAF III

Dia e Horário: 14 de setembro de 2009 - segunda-feira - 17 às 18:30 horas

"Sob a condição pouco estabilizada do termo “bioarte” pode encontrar-se um campo muito diverso de formas de expressão e de práticas estéticas que converteram as bio-tecnociências em “sujeito da arte”. Biotecnologia, engenharia biológica, engenharia biomédica, tecnologias reprodutivas, procedimentos computacionais, linguagens de programação, técnicas de robótica, entre várias áreas tecnológicas que convergem em diferentes domínios, são tomadas por propostas estéticas que abrangem quer estratégias representacionais baseadas na recontextualização e recriação da iconografia própria das biotecnociências, quer a incorporação das suas técnicas, contexto laboratorial e materiais, incluindo o “material vivo”como art medium.Na comunicacao que iremos apresentar é nosso propósito tracar a cartografia da bioarte no quadro de uma tentativa de compreensao da multiplicidade de experiências estéticas associadas às bio-tecnociências e ao dinamismo que a anima nas últimas décadas."

Prof. Dr. José Luís Garcia é licenciado e mestre em Sociologia pelo ISCTE (Lisboa, Portugal) e doutor em Sociologia pela Universidade de Lisboa, após ter feito estudos doutorais na London School of Economics. Actualmente, é investigador do quadro do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e responsável pelo doutoramento em sociologia desta universidade. A par da carreira de investigação, tem ensinado no ISCTE (estudos de comunicação), na licenciatura em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), na Faculdade de Medicina Dentária (sociologia da saúde e da medicina) e na Universidade de São Paulo (sociologia da ciência e da tecnologia). É autor de dezenas de artigos e capítulos de livros publicados em Portugal e no estrangeiro sobre temas como teoria social (especialmente sobre Georg Simmel), implicações sociais, políticas, estéticas e éticas das tecnociências, tecnologias da informação e mass media, incerteza e ambiente.

Entre outros livros, publicou Estudos sobre os jornalistas portugueses. Metamorfoses e encruzilhadas no limiar do século XXI, em 2009, Razão, Tempo e Tecnologia: Estudos em Homenagem a Hermínio Martins em 2006 e Dilemas da Civilização Tecnológica em 2003, ambos em co-organização. Em 2006, editou com Hermínio Martins o número temático da revista Análise Social “Tecnologia: Perspectivas Críticas e Culturais”, n.º 181, vol. XLI. Desde 2007, é vice-presidente da Comissão de Estudos Pós-Graduados do ICS-UL, tendo sido, em 2008, um dos responsáveis pela criação do curso de doutoramento em Sociologia. Dirige no ICS, em conjunto com o SOCIUS do ISEG, o Ciclo de Conferências em “Tecnociência, Risco e Responsabilidade”. É colaborador das revistas Análise Social, Revista Española de Sociologia, Revista Iberoamericana de Ciência, Tecnologia y Sociedad, Scientiae Studia: Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência, Dados: Revista de Ciências Sociais. Desde Janeiro de 2009, é membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (CEIC) nomeado por despacho da Ministra da Saúde. enil e migrações.


Nenhum comentário: