.
MACHADO, Arlindo. Do retorno à radicalidade in O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios ambiciosos, 2001.
texto retirado do blog: somdoroque.blogspot.com
Máquina e Imaginário: o Desafio das Poéticas Tecnológicas
É cada vez mais difícil pensar a produção de arte sem a presença das tecnologias da eletrônica e da informática. Esse fato é a promessa de um novo renascimento ou atesta a decadência da arte? Mantendo essa questão no horizonte de sua argumentação, o autor se ocupa em identificar os pontos de ruptura definidores de uma cultura das sociedades informatizadas em que as máquinas estão por toda parte, servindo inclusive de ferramenta para a criação artística. O livro abrange uma série de problemas da máxima atualidade, incluindo a tentativa de definição do campo das chamadas poéticas tecnológicas, as questões colocadas pela produção de imagens computadorizadas e o surgimento de suportes artísticos "imateriais", a expressão de novas formas de sensibilidade através do vídeo e da televisão, e até mesmo os efeitos da onipresença da máquina sobre nossos padrões de percepção e modelos de conhecimento.
ARTE E MÍDIA - ARLINDO MACHADO
Made in Brasil
A importância deste livro não se resume apenas ao seu caráter retrospectivo da produção de vídeo no Brasil - que comemora mais de três décadas de realizações -, mas também a sua exclusividade. Não existe no contexto editorial brasileiro uma publicação que elabore de maneira sistematizada reflexões sobre essas produções.
Ao ler o resultado deste projeto, nestas tantas linhas aqui compiladas, fica a certeza para o leitor de que o aspecto comemorativo e a sua exclusividade não são apenas circunstanciais diante da qualidade dos textos.
Ao abordar sob pontos de vista diversos do espectro desta produção, Made in Brasil - três décadas do vídeo brasileiro reLine reflexões maduras de autores que tem se destacado pela produção de conhecimento sobre o vídeo e suas relações com o cinema, a televisão, a literatura e as artes visuais. Somados a estes, artistas e realizadores que contribuíram para esta história complementam a publicação com depoimentos sobre suas experiências e momentos pontuais de suas trajetórias.
MAIS LIVROS DE ARLINDO MACHADO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário