JAM CONTATO IMPROVISAÇÃO , 31/05 no Anexo do Theatro XVIII
Amigos dançantes! Dia 31 de maio, último sábado do mês... então vocês já sabem: EmComTatoJAM - nossa jam session de contato improvisação - lá no Anexo do Theatro XVIII, no Centro Histórico de Salvador, 15h às 18hs. Espaço livre para a composição espontânea desse espetáculo que só tem um lado, o lado de dentro, o lado de quem participa e experimenta: dançarinos ou não-dançarinos, experientes no contato improvisação ou iniciantes, artistas de outras áreas e curiosos em geral interessados na aventura do movimento, do improviso, do toque. Trata-se de uma atividade gratuita oferecida pelo Projeto EmComTato a quase 5 anos. Esperamos vocês por lá. (...) Lembramos que as inscrições para o II Retiro para Estudos Avançados em Contato Improvisação (IN LAK´CH) já estão abertas. O evento acontecerá entre 5 e 7 de setembro na Pousada Lagoa da Pedra em Imbassaí, litoral norte. O valor total da inscrição é de R$ 290,00 incluindo hospedagem e refeições. Para quem começa a pagar até o comecinho de junho é possível dividir em 4 vezes. A data limite para inscrições é 5 de agosto. Para maiores detalhes sobre o evento vejam http://inlakch.blogspot.com
Projeto EmComTato Prática e Pesquisa em Contato Improvisação e Performance
profa. dra. ivani santana - universidade federal da bahia -escola de dança -grupo de pesquisa poetica tecnologica na dança http://www.poeticatecnologica.ufba.br/
Dança telemática demonstra interação entre tecnologia e cultura
9º WRNP discute produção de conteúdo para redes avançadas
Fibras ópticas, roteadores, gigabytes, pacotes e dados. Se você pensa que estes termos não têm nada em comum com um espetáculo de dança, está enganado. Através da rede, bailarinos e músicos distantes geograficamente interagiram numa coreografia telemática durante a nona edição do Workshop RNP (WRNP), que acontece nos dias 26 e 27 de maio.
Coordenado pela professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutora Ivani Santana, com apoio da equipe do Laboratório de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o espetáculo (In)TOQue conectou dois dançarinos no Rio de Janeiro, uma dançarina em Salvador, um DJ em São Paulo e um robô em Natal. A imagem da bailarina em Salvador foi transmitida em vídeo de alta definição. Através do telão montado no palco do evento, foi possível observar até as gotículas de suor que se formavam no corpo da dançarina no decorrer do espetáculo.
A utilização da rede para aplicações artísticas serviu de gancho para a sessão seguinte “Comunicando Cultura”, que contou com a participação de Artur Serra, da i2Cat, Claudio Prado, do Ministério da Cultura (Minc), e Hermano Vianna, do Instituto Overmundo. Vianna destacou a crescente demanda por cultura digital no mundo, principalmente no Brasil. “Nós somos o segundo país com o maior número de acessos a sites que oferecem serviços de interação sociocultural, como YouTube, MSN e Yahoo Groups”, disse. “Para se ter uma idéia, 40% da população de Parada de Lucas, subúrbio do Rio de Janeiro, tem acesso à internet”, completou.
Artur Serra lembrou a proliferação de aplicações relacionadas à música e vídeo que trafegam hoje na Internet. “O MP3 era uma tecnologia absolutamente marginal. Em determinada hora, alguém percebeu que era a maneira ideal para se transmitir música pela internet”, disse. Claudio Prado destacou as inúmeras possibilidades de trocas culturais através da rede e salientou o interesse do Minc em fazer investimentos na área, como é o caso do convênio que deve ser assinado com a RNP ainda este ano.
O mundo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) está em constante evolução. Ao longo dos anos, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) tem acompanhado e, às vezes, até mesmo capitaneado o processo de renovação. O objetivo é oferecer soluções inovadoras para o uso de redes avançadas em benefício do ensino, da pesquisa e, em última instância, do desenvolvimento do país.
O Workshop RNP (WRNP) é o momento eleito para discutir o futuro das redes avançadas no Brasil. Neste sentido, serão discutidas novas tecnologias de rede, visando a um cenário cada vez mais diversificado de aplicações, com transmissão de mídias de alta definição e massivas transferências de dados convivendo com o tradicional acesso à Internet. Também serão abordados novos modelos de infra-estrutura, tais como as redes híbridas, e de construção e operação de redes, tais como os consórcios metropolitanos.
A programação inclui palestras de especialistas, debates e demonstrações dos grupos de trabalho em P&D da RNP. A grade abaixo ainda está sujeita a alterações.
26.05 | Segunda
Na segunda-feira, 26/05, na sessão Comunicando Cultura terá uma amostra de dança interativa entre as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Natal.
QUERIDOS AMIGOS E CHEGADOS PESSOAS IMPORTANTES NA 'TRAJETÓRIA-BOM DE QUEBRAR',
GOSTARIA MUITO DE TÊ-LOS COMIGO EM MAIS UMA APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO-PESQUISA ARTÍSTICA-CELEBRAÇÃO: BOM DE QUEBRAR NA SALA DO CORO NO PROJETO PARCERIA RUMOS ITAÚ CULTURAL DANÇA E DIMENTI PRODUÇÕES ÀS 20H DIA 18 DE MAIO NESTE DOMINGO OS CONVITES GRATUITOS SERÃO LIBERADOS ÀS 18:30 (AS ATIVIDADES DO PROJETO TERÃO INÍCIO ÀS 17H, POR ISSO ANTES DAS 18:30, JÁ HAVERÁ GRANDE CONCENTRAÇÃO DE GENTE, POR ISSO CHEGUEM O MAIS CEDO QUE PUDEREM!)
ESPERO VOCÊS!!! GRANDE BEIJO VERÔNICA DE MORAES
DIAS 16, 17 E 18 LANÇAMENTO BOX RUMOS ITAÚ CULTURAL O programa Rumos Itaú Cultural Dança realiza evento em Salvador com apresentação de espetáculos, oficinas, exibição de videodanças, mesa-redonda e lançamento da coleção Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006-2007. O evento é uma parceria entre o Programa Rumos Itaú Cultural Dança e a Fundação Cultural do Estado da Bahia e conta a produção da Dimenti Produções Culturais. Contato: Ellen Mello (71 8711-5304) Programação: Dia 16/05 - sexta-feira Espetáculos O Poste, a Mulher e o Bambu (Dimenti-BA) e Vapor (Musicanoar -SP) Horário: 20h Dia 17/05 - sábado Espetáculos Amarelo (Elisabete Finger-PR) e Deslimites (Clara Trigo-BA) Horário: 20h Dia 18/05 - domingo Lançamento caixa cartografia rumos itaú cultural dança 2006/2007. Conversa com Sônia Sobral (Rumos Dança), Lucia Matos (Diretoria de Dança Funceb) e Flor Violeta (Pesquisadora). Horário: 17h Exibição das 5 videodanças selecionadas na edição 2006-2007: Sensações Contrárias, FF ??, Jornada ao Umbigo do Mundo, Fora de Campo e Passagem Horário: 19h30 Espetáculo Bom de Quebrar (Verônica Moraes-BA) e Outras Partes (Vanilton Lakka, Cloifson Luis e Fabio Costa-MG) Horário: 20h
Espetaculo de Ivani Santana Apresentado no Centre Choregraphique National Pavillon Noir, Aix en Provence, França Realização Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança
Obrigada aos participantes, Hugo Leonardo, Dóris Fernandes, Verônica Moraes, Tereza de Portugal, Diane, Ana Amélia, Vítor, eu, Roque e presenças de Paulo Pilha e Toni . Foi lindooooo!!! Vamos nos preparar para a próxima lama em junho!!! Breve estarei disponibilizando algumas imagens em video desta performance!